segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os principais autores do Arcadismo brasileiro

Os principais autores do Arcadismo brasileiro foram:
* Cláudio Manuel da Costa
* Tomás Antônio Gonzaga
* Basílio da Gama
* Santa Rita Durão
Dos quatro, apenas Tomás Antônio Gonzaga não era brasileiro. Além de apresentarem semelhanças quanto à produção árcade, todos tiveram envolvimento com a Inconfidência Mineira. Eles escreveram nos mais variados gêneros literários.
Cláudio Manuel da Costa
Seu pseudônimo árcade era Glauceste Satúrnio e sua musa inspiradora era Nise. Sua obra lírica foi muito influenciada pelo Classicismo português, embora também apresentasse em alguns momentos resíduos do Barroco. Os temas mais comuns de sua poesia lírica são: o sentimento amoroso e a descrição da natureza.
É freqüente em seus textos uma tentativa de conciliação das características do Arcadismo e a paisagem mineira. Mas apesar dessa identidade com a região mineira
, mostra em vários momentos um grande apego à metrópole portuguesa. A paisagem mineira aparece em sua obra através de referências à natureza áspera da região. Palavras como: pedras, rochedos, penhascos e penhas são recorrentes em sua obra, como vemos neste fragmento:
“... Destes penhascos fez a natureza
O berço, em que nasci! oh quem cuidara
Que entre penhas tão duras se criara
Uma alma terna, um peito sem dureza!”
Cláudio Manuel da Costa também escreveu um poema épico chamadoVila Rica, em que narra a história da fundação da cidade, enaltecendo os feitos dos bandeirantes.
Tomás Antônio Gonzaga
Seu pseudônimo árcade era Dirceu e sua musa inspiradora era
Marília. Entre suas principais obras estão Cartas Chilenas e Marília de
Dirceu.
Cartas Chilenas são poemas satíricos escritos em decassílabos,
mas com uma estrutura epistolar, ou seja, em formato de cartas. Esses textos eram manuscritos e circularam na cidade de Vila Rica, pouco tempo antes da Inconfidência Mineira, eles contavam a história de Fanfarrão Minésio, um governador arbitrário, imoral e narcisista. O emissor das cartas era Critilo e o destinatário era Doroteu. Após vários estudos, descobriu-se que Critilo era o próprio Tomás Antônio Gonzaga e que Doroteu era Cláudio Manuel da Costa. Mas por que Cartas Chilenas? Na realidade o Chile era Minas Gerais e Santiago era Vila Rica; Tomás Antônio Gonzaga estava criticando o próprio governador da época. (Luís da Cunha Meneses). Suas sátiras em geral criticavam pessoas especificas e não instituições.
As liras deMarília de Dirceu, inspiradas romance do poeta com Maria Dorotéia, tornaram-se uma das obras mais publicadas em língua portuguesa (liras são composições poéticas em que se repete, a cada estrofe, um estribilho, um refrão).
A obra está dividida em duas partes: na primeira, encontramos a felicidade proporcionada pelo amor. Na Segunda, num tom mais negativo, provocado pelos sofrimentos advindos da prisão, encontramos uma série de reflexões sobre a justiça humana e a lembrança da amada. Tomás Antônio Gonzaga realmente foi preso e degredado para Moçambique por sua participação na Inconfidência Mineira.
Basílio da Gama. Outro grande árcade foi Basílio da Gama. Sua obra mais importante é sem dúvida o poema épico,O Uruguai, que narra as lutas dos índios de Sete Povos das Missões, no Uruguai contra o exército luso-
espanhol. Basílio da Gama não fica preso ao modelo camoniano, o poema apresenta apenas cinco cantos e os versos são brancos, ou seja, sem rimas e não estão divididos em estrofes. As personagens mitológicas são substituídas por elementos da cultura indígena. Aparece a figura do índio como “bom selvagem” e a descrição da natureza brasileira, numa espécie de antecipação romântica. Entre as personagens destacam-se: Gomes Freire Andrada, o herói português; Balda o vilão, uma caricatura dos jesuítas e os índios Cacambo, Lindóia, sua esposa, Caitutu e Tanajura, a vidente.
O episódio mais famoso do poema é a morte de Lindóia, que se deixa ser picada por uma serpente venenosa, depois da morte do marido.
Santa Rita Durão Caramuru, poema épico que narra a descobrimento da Bahia, é a
sua obra mais importante desse autor, mas segundo histórias, Caramuru não foi b
em aceito na época, o que fez Santa Rita Durão rasgar todos os outros poemas que já havia escrito.
O poema, escrito nos moldes da épica camoniana, caracteriza-se pela exaltação da paisagem brasileira. Entre as personagens destacam- se: o português Diogo Alves Correia, o Caramuru; e as índias Moema e Paraguaçu. Moema era apaixonada por Diogo, mas é Paraguaçu quem se casa com ele. Quando os dois estão indo para Paris, Moema se lança ao mar nadando atrás do navio e acaba morrendo afogada.
O episódio mais famoso é a morte de Moema.
Não se esqueça:o Arcadismo brasileiro foi o movimento que
assinalou o início da busca de uma identidade nacional para a nossa
literatura.



Scribd, website: http://www.scribd.com/. Acesso em 02 de Agosto de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário